Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Afinando a Silhueta

Venho neste espaço confessar publicamente que estou com sobrepeso. Sim, estou gordinha. Para quem me conhece de outros carnavais, esta declaração é surpreendente. Para quem leu este post, também.
Aliás, sempre que releio este post, tenho ataques de raivinha imaginária. Se eu encontrasse uma pessoa dessas hoje em dia, eu enchia de porrada. Caralho, que tipo de pessoa em sã consciência reclama de pesar menos de 50 kg? Que tipo de pessoa reclama que não pode doar sangue por ser magra? Se eu encontrasse essa pessoa hoje em dia, eu ia falar: cala a boca e não reclama, cuidado com o que deseja... Devia ser um pé no saco ouvir isso.
Pois é... Se eu pudesse, dava uns manotaços na cara dessa pessoa, mas como essa pessoa sou eu no passado, isso é virtualmente impossível (só se houvesse uma máquina do tempo, mas existem regras para encontros consigo mesmo em viagens do tempo, então...)
O fato é que sim, estou pesadinha. Toda redonda. Cara redonda, bunda redonda, coxas redondas, peitos (ainda mais) redondos e o pior: uma pochete de banha que é o horror.
O engraçado é que eu estou mais bonita e melhor comigo mesma redonda do que esquálida. Dez vezes melhor. Ando gostando de ter perna meio grossinha. O problema é que eu DETESTO ver o panceps quando olho no espelho. Barriga é um trem horrível, tenebroso. Morro de inveja dessas mulheres que engordam, ficam com coxão, bundão, mas não ficam com pança, acho lindo, acho sexy. Mas barriga não é. E a barriga trouxe duas amigas indesejáveis: papadinha e bordinhas de catupiry nas costas.
E então, hoje, dia 11 de agosto de 2011, decidi que seria o dia do início fim da pança e de suas amigas, a bordinha e a papinha. Elas vão sumir da minha vida. Definitivamente.
Começou a Operação Afinando a silhueta.
Resolvi colocar isso no blog como o marco de um compromisso comigo mesma: o de afinar. Vou narrar aqui as etapas deste processo.
Não vai ser rápido, eu sei. Vai ser difícil, eu sei. Mas alguma coisa tem que acontecer. Além da questão do peso, tem o fator doenças de família: diabetes tipo 2, hipertensão arterial. Parentes meus de primeiro grau morreram em decorrência das duas doenças e eu não sou mais garotinha, tenho que me cuidar pra ter uma velhice tranquila.
O primeiro passo da Operação Afinando a silhueta é a consulta com o endocrinologista, que será hoje. Não quero emagrecer sem orientação médica, justamente devido a essa herança familiar. Vou apresentar o caso a ele e ver o que vai dar. Mas sei de uma coisa: não tomo redutor de apetite nem fórmula. Essas coias têm substâncias psicoativas (mesmo os mais inofensivos) que podem causar sérios danos à saúde.
O segundo será me matricular na academia. Botar o corpinho pra mexer, gastar calorias. Detesto exercício físico com todas as forças. Sou preguiçosa, dorminhoca e sedentária, mas vou ter que mudar de hábitos.
O terceiro será agendar consulta com nutricionista, por que eu confesso: como demais. Sou gulosa mesmo. Mora um rei momo dentro de mim. Mas ele vai ter que se enquadrar ou morrer. E a nutricionista vai me ajudar a lidar com a alimentação.
Estabeleci como meta, calculando o meu IMC, que atualmente é de 26,6 (caracterizando sobrepeso), que preciso afinar 10 kg para chegar a um IMC de 22,5 (peso normal, nem perto da magreza extrema nem perto do sobrepeso). Enquanto eu não perder ao menos 6 destes 10kg, não entra mais nenhuma peça de roupa nova no meu armário.
Então, é isso. Semanalmente eu escreverei novidades da Operação Afinando a silhueta, vou colocar as metas estabelecidas pelo médico, pela nutricionista, pelo professor da academia, o cronograma, etc. Acho que relatar vai me ajudar a ter mais determinação. Vou relatar também os progressos e as recaídas (elas acontecerão, eu sei).
Continuarei com outros assuntos mais variados, pois o objetivo não é fazer um blog de dieta, mas estes, sem tanto compromisso assim.
Caso tenha tempo, vontade e audiência, postarei sobre como me viro/virarei com as roupas durante este processo, pois isso exigirá uma certa criatividade.
Beijos e até o retorno sobre a consulta com o endocrinologista.

Nenhum comentário: