Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Que não se repita

O filósofo Theodor W. Adorno tem um texto curto, que considero uma as melhores coisas que já li na vida. Ele escreveu “Educação após Auschwitz” após o horror da Segunda Guerra Mundial. Diante de toda a bestialidade do massacre de milhões de pessoas pelas mãos dos nazistas, diante de todo o horror dos bombardeios, diante de casas, vidas, sonhos, destruídos, Adorno conclui sua obra afirmando que a única obrigação da educação, após Auschwitz, é formar as crianças de modo que horror semelhante não ocorra. Em lugar algum, em época alguma. Qualquer ação educativa, didática ou pedagógica que propicie ou incentive a ocorrência de horrores semelhantes é fadada ao fracasso.
Nas palavras do próprio Adorno:

Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação. Fala-se da ameaça de uma regressão à barbárie. Mas não se trata de uma ameaça, pois Auschwitz foi a regressão; a barbárie continuará existindo enquanto persistirem no que têm de fundamental as condições que geram esta regressão
.

Após o massacre de Realengo e diante de outros fatos que invadem o noticiário cotidianamente, chego à conclusão de que fracassamos. De forma retumbante. Precisamos agora re-pensar a forma como educamos as crianças e jovens, para cumprir de verdade a missão da Educação e fazer com que Auschwitz não se repita.

Nenhum comentário: